+55 (46) 3532-1234

Bayer e Terra Cereais, juntos cuidando da saúde das abelhas na prática

Bayer e Terra Cereais, juntos cuidando da saúde das abelhas na prática

A Bayer atua em prol da saúde das abelhas, especialmente por meio das iniciativas do Bee Care Center, uma plataforma global de intercâmbio científico que promove debates e projetos sobre os polinizadores. Em 2018, a empresa promove ações mais práticas, como o curso para apicultores que foi realizado entre os dias 18 e 21 de junho, em Quedas do Iguaçu (PR), com mais de 50 participantes.

“A nossa meta é nos aproximarmos do apicultor/agricultor com o intuito de levar-lhes as boas práticas apícolas. Para isso, contamos com nossos maiores parceiros da distribuição, para em conjunto fortalecermos essa integração entre agricultura e apicultura” revela Cláudia Quaglierini, Gerente de Políticas Agrícolas.

Esse primeiro curso teve como foco o manejo das abelhas e foi direcionado a apicultores/agricultores com até 100 colônias e para interessados em conhecer melhor a espécie Apis mellifera e/ ou aperfeiçoar seus conhecimentos. “O nosso principal objetivo foi ensinar o iniciante a instalar um apiário e a manejar as abelhas corretamente para obter melhores resultados em termos de conservação, produção e comercialização dos produtos”, conta o zootecnista e apicultor da HP Agroconsultoria Heber Luiz Pereira, responsável pelo curso, que foi auxiliado pelo também zootecnista Pedro da Rosa Santos.

Na parte teórica, Heber contou um pouco da história da apicultura e expôs aspectos da biologia, da morfologia e da fisiologia das abelhas. Além disso, falou sobre a organização das colônias, o comportamento das abelhas, seus produtos, materiais de segurança, manejo, instalação do apiário, calendário floral, captura ativa e passiva, multiplicação e transporte de colônias, produção e extração do mel, entre outros assuntos. “O curso foi de grande valia para os participantes, uma vez que a maioria deles trabalha de maneira informal e o conhecimento trazido pelo palestrante vai agregar valor aos produtos, ajudando a incrementar a renda e a melhorar a qualidade de vida dos apicultores. Além disso, vai contribuir para melhorar a polinização da agricultura da região”, afirma Rodrigo Guzzo, diretor Comercial da Terra Cereais.

Para Fabio Salbego, Representante Técnico de Vendas da Bayer, é muito importante estimularmos uma outra atividade que contribua para o desenvolvimento local e para a sustentabilidade. “Como também somos parceiros de um projeto que protege as matas ciliares, estamos ajudando a aumentar a população de abelhas e a proteger o seu alimento. Sinto-me feliz em trabalhar para a proteção dos polinizadores e para o desenvolvimento da região”, diz Fabio.

Já Everton Queiroz, Gerente Comercial da Bayer, afirma que esse tipo de ação prova o quanto a Bayer e a Terra Cereais estão comprometidas com as questões ambientais e sociais. “Mostra que estamos realmente trabalhando para preservar a saúde dos polinizadores. E pela participação ativa das pessoas durante o curso, elas perceberam que nós também temos paixão pelas abelhas”, finaliza ele.

Deixe uma resposta

Fechar Menu